Confira cuidados ao contratar empréstimo que antecipa restituição do IR 2024
Contribuinte deve avaliar os juros antes de fechar o contrato, já que se trata de uma dívida.
Na possibilidade de antecipar a restituição do Imposto de Renda 2024, quatro dos principais bancos do país estão oferecendo uma linha de empréstimo.
A oferta desse empréstimo começou antes mesmo do início do prazo de envio das declarações, no dia 15 de março. Vale lembrar que o contribuinte deve entregar os documentos ao fisco até 31 de maio.
A Folha de S. Paulo procurou os bancos e o Banco do Brasil, Bradesco e Santander prometeram um empréstimo de até 100% do valor previsto de restituição, enquanto a Caixa Econômica Federal, disponibiliza até 75% da quantia.
A declaração do IR ainda pode cair na malha fina, levando a Receita a reter o pagamento da restituição até que seja resolvida a pendência e, por isso, é indicado que o contribuinte tenha certeza que sua declaração foi aceita antes de solicitar o empréstimo.
Diante disso, o alerta deve ser algo bem fundamentado, já que o contribuinte estará contraindo uma dívida ao solicitar a antecipação da restituição do Imposto de Renda.
Além disso, o contribuinte, antes de contratar esse empréstimo, deve fazer uma pesquisa nos bancos, visualizando as taxas de juros cobradas por cada um.
É importante ainda destacar que os bancos que disponibilizam a antecipação da restituição do IR exigem que o contribuinte tenha a declaração em mãos ao fazer o pedido e indique a instituição financeira como o local de destino do valor pago pela autarquia.
Por outro lado, o ponto positivo é que o contribuinte não faz um pagamento mensal para o banco, acontecendo uma única vez, normalmente na data que a restituição é paga.
Fonte: https://www.contabeis.com.br